BLOQUEIO TOTAL NA BR-272: INDÍGENAS AVÁ-GUARANI EXIGEM DEMARCAÇÃO DE TERRAS NO OESTE DO PARANÁ

Indígenas reivindicam agilidade na demarcação de terras prometidas pelo governo


A BR-272 está completamente interditada desde a madrugada desta quinta-feira (12) entre os municípios de Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná. O motivo? Uma manifestação pacífica de cerca de 20 indígenas da etnia Avá-Guarani, incluindo mulheres e crianças, que reivindicam agilidade na demarcação de terras prometidas pelo governo.


Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio é total, e os motoristas estão sendo orientados a seguir por rotas alternativas sinalizadas. A manifestação acontece próximo à aldeia Tekoha Arakoê, em Terra Roxa, e é liderada por Izaías, uma das lideranças indígenas locais.


Guaíra e Terra Roxa são terras indígenas. Estamos apenas reivindicando nossos direitos de forma pacífica”, afirmou Izaías.


O protesto chama atenção para a morosidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em concluir as avaliações das áreas ofertadas para aquisição. O processo de regularização envolve um acordo de conciliação que prevê a compra emergencial de 3 mil hectares de terra para os Avá-Guarani, com verba de até R$ 240 milhões da Binacional. No entanto, nenhuma área foi adquirida até agora, gerando frustração e mobilização entre os indígenas.


A Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Paraná confirmou que está acompanhando o caso e manteve contato com os manifestantes. O impasse gira em torno da lentidão nos trâmites burocráticos.


Comentários

MAIS LIDAS DA SEMANA:

JOVEM MORRE EM GRAVE ACIDENTE DE MOTO DURANTE A MADRUGADA EM CAMPO MOURÃO

TRÊS PESSOAS DE UMA MESMA FAMÍLIA MORREM EM ACIDENTE NA PR-445

MOTOCICLISTA FOGE DA PM, SE ACIDENTA E É INTERNADO EM ESTADO GRAVE

HOMEM É FERIDO A GOLPES DE FACÃO EM BRIGA MOTIVADA POR CIÚMES EM RONCADOR

HOMEM MORRE EM GRAVE ACIDENTE NA PR-487, EM NOVA TEBAS