ALERTA E CALOR E FRIO INTENSO: ABRIL E MAIO RESERVAM MUDANÇAS EXTREMAS NO SUL DO BRASIL

 

Os primeiros 15 dias de abril prometem temperaturas elevadas no norte e oeste do Paraná, com dias de calor intenso chegando a 35 °C. No entanto, diferentemente do ano passado, essa condição não será tão persistente.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a chegada das chuvas ajudará a reduzir as temperaturas, preparando o caminho para as primeiras massas de ar frio no final do mês. Essas ondas frias podem provocar geadas em Santa Catarina e no extremo sul do Paraná, especialmente nas regiões mais altas.

Apesar da previsão de frio intenso no fim de abril, especialistas garantem que não haverá impactos negativos na fase inicial da semeadura do trigo. A meteorologista Nadiara Pereira destaca que, no máximo, poderá haver um leve atraso na fase de emergência da planta, mas sem prejuízos significativos. No entanto, a preocupação com a geada aumenta para a fase de floração da cultura.

Para maio, a previsão é de incursões frequentes de massas de ar frio, que tendem a se espalhar pelo Sul do Brasil. Esse cenário pode trazer chuvas intensas e generalizadas, aumentando o risco de transtornos.

Diante dessas mudanças climáticas bruscas, é fundamental que agricultores e a população em geral fiquem atentos aos boletins meteorológicos e se preparem para oscilações térmicas significativas nas próximas semanas.

Comentários

MUITO ACESSADO:

RONCADOR - NOTA DE FALECIMENTO

RONCADOR – NOTA DE FALECIMENTO

HOMEM É GRAVEMENTE FERIDO COM GOLPE DE MACHADO NO JARDIM ANCHIETA EM RONCADOR

IRETAMA - NOTA DE FALECIMENTO

CONFLITO POR TERRA TERMINA EM DANO A LAVOURA EM MATO RICO