Nova Cantu terá Estação Ecológica... - #CR3 | CentralR3




Nova Cantu terá Estação Ecológica...


A cidade de Nova Cantu acaba de ganhar sua primeira unidade de conservação de proteção integral, estação ecológica, a área de 72 alqueires terá um custo de 5.663,148,15, e será paga com ICMS ecológico estadual, Instrumento de política pública que trata do repasse de recursos financeiros aos municípios que abrigam em seus territórios unidades de conservação ou áreas protegidas, ou ainda mananciais para abastecimento de municípios vizinhos.

Os pagamentos serão feitos em 20 anos e terão início em janeiro de 2018. Além do benefício ecológico da área, que também poderá ser destinada aos estudos, turismo, dentre outras, um estudo será elaborado em 6 anos para aplicação do manejo.

O grande esforço que o Prefeito José Carlos Gomes fez para que Nova Cantu tivesse essa estação é que, o ICMS ecológico estadual também irá garantir mais investimentos em saúde e educação, uma vez que, 40% da verba deve ser investida nestas áreas, ficando assim, nos primeiros 20 anos 50% para pagamento da área, 10% para manutenção e 40% para saúde e educação. Após o pagamento, 100% do ICMS ecológico estadual será destinado à cidade, o que deve melhorar a partir de 2018 a vida de todos os cantuenses, quando se realizará o primeiro pagamento.