Após uma semana de temperaturas amenas e chuva em praticamente todas as regiões, o Paraná deve enfrentar um fim de semana de forte calor, temporais isolados e até risco de granizo em algumas cidades.
A previsão é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Segundo os meteorologistas, o destaque será o domingo (5), quando o sol predomina e os termômetros podem atingir marcas extremas.
No Noroeste, Norte Central e Norte Pioneiro, as temperaturas devem variar entre 36°C e 40°C. Nas demais regiões, as máximas ficam acima dos 30°C, inclusive em Curitiba, que pode registrar 32°C.
CHUVA NO SÁBADO E INSTABILIDADE REGIONAL
Antes do calor intenso, o sábado (4) terá períodos de instabilidade, principalmente na madrugada e em pontos isolados durante a tarde e à noite. Há previsão de temporais no Centro-Sul, Sudeste e Região Metropolitana de Curitiba, com chance de ventos fortes, raios e queda de granizo.
Nesta sexta-feira (3), a chuva já cai em cidades da região Central, Oeste e Sudoeste. Também houve registros de instabilidade nos Campos Gerais, no Leste e em pontos do Norte e Noroeste.
MUDANÇA NA SEGUNDA-FEIRA
O calor intenso dará lugar a novas mudanças no início da próxima semana. Na manhã de segunda-feira (6), uma frente fria começa a avançar pelo Estado. As primeiras regiões afetadas serão Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, com aumento de nuvens e chuvas. Ao longo do dia, as instabilidades devem se espalhar, atingindo principalmente a metade sul do Paraná, enquanto no Norte os temporais podem ocorrer de forma isolada devido às altas temperaturas.
CENÁRIO TÍPICO DA PRIMAVERA
De acordo com o Simepar, este padrão de forte aquecimento seguido por temporais isolados é comum durante a primavera e deve se repetir ao longo de outubro. Até agora, o mês tem registrado temperaturas moderadas, sem mínimas abaixo de 12°C ou máximas acima de 31°C, situação que deve mudar a partir deste fim de semana.

0 Comentários
Deixe sua opinião: