Nessas eleições, cuidado com as fake news!! - #CR3 | CentralR3




Nessas eleições, cuidado com as fake news!!




Nas últimas eleições, o que mais temos visto é a famosa fake News. Partidos, candidatos, apoiadores acabam utilizando redes sociais para espalhar dados de pesquisas e é preciso estar atento quanto a veracidade desses dados. Mas como saber se os dados de uma pesquisa são confiáveis?


Normalmente, toda a informação que traz os dados de uma pesquisa cita a fonte da empresa responsável pela pesquisa. Se o texto não traz essa informação, já pode começar a desconfiar. Vale a pena também, pesquisar os dados da empresa, se tem credibilidade ou não.


Outro fato que chama a atenção em uma Fake News, é o contexto dos dados.


Existem algumas informações em uma pesquisa que não é preciso ser especialista em pesquisas para desconfiar. Números que mostram uma grande vantagem para determinado candidato, por exemplo, já chama a atenção para a veracidade da pesquisa.


Percebemos muitas eleições polarizadas nas ruas, mas na “pesquisa” determinado candidato tem larga vantagem. Pode desconfiar...


Muitas vezes divulgam esse tipo de informação para tentar influenciar a opinião pública, a sua opinião. Por isso, fique atento  ao tomar aquele número como verdade, veja se ele faz sentido dentro de um contexto maior.


Lembre-se, as fake News têm objetivos extremamente nocivos para a sociedade e por isso, devem ser combatidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário