Iretama: "Campanha para o Uso Racional de Medicamentos" - #CR3 | CentralR3




Iretama: "Campanha para o Uso Racional de Medicamentos"


Manter medicamentos em casa é um hábito muito comum, o que constitui as “farmacinhas” ou “caixinhas de remédio”. O estoque domiciliar de medicamentos pode ser explicado pelo fácil acesso a esses produtos, falhas na continuidade do tratamento, não-adesão ao tratamento contínuo motivada por efeitos adversos e sobras de tratamentos anteriores. No entanto, as “farmacinhas” são um grave problema de saúde pública.

Entretanto, os ACS de Iretama iniciaram um trabalho de recolhimento dos medicamentos em desuso na casa dos pacientes, com a Orientação das farmacêuticas responsáveis da Farmácia Básica de Saúde, pois o simples recolhimento, e orientação sem o devido esclarecimento junto à população sobre o risco a que estava exposta, não se justifica.

Estaremos lançando uma “Campanha para o Uso Racional de Medicamentos”, com objetivo de elaborar ações na perspectiva de Educação em Saúde, voltadas para o reconhecimento dos riscos em usar medicamentos sem orientação, bem como informar sobre o descarte adequado de medicamentos não utilizados ou vencidos.