General Carneiro teve a menor temperatura do estado nesta segunda-feira (19), enquanto Campo Mourão amanheceu com 11,1°C. Tempo deve mudar ao longo da semana, com possibilidade de tempestades.
O Paraná começou esta segunda-feira (19 de outubro) com temperaturas baixas, principalmente nas regiões Sul e Centro-Sul. O destaque foi General Carneiro, onde os termômetros marcaram 0,2°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Campo Mourão, na região Centro-Oeste do estado, a estação meteorológica do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou 11,1°C às 6h45. O valor corresponde à medição daquele horário e não representa necessariamente a temperatura mínima do município durante todo o dia.
General Carneiro e Guarapuava estão entre as cidades mais frias
Os registros divulgados para a manhã desta segunda-feira mostram que o frio foi mais intenso nas áreas de maior influência das massas de ar frio, especialmente no Sul e no Centro-Sul paranaense.
Confira algumas das temperaturas registradas no estado:
General Carneiro: 0,2°C (Inmet) e 2,3°C (Simepar);
Palmas – Horizonte: 2,3°C (Simepar);
Palmas: 2,8°C (Simepar);
Guarapuava: 3°C (Simepar);
São Mateus do Sul: 3,7°C (Inmet);
Pinhão: 4,1°C (Simepar);
Guarapuava – Entre Rios: 4,4°C (Simepar);
Clevelândia: 4,6°C (Inmet);
União da Vitória: 4,7°C (Simepar).
Na capital paranaense, Curitiba, a mínima informada foi de 9,3°C.
Sol predomina no Paraná até terça-feira
Apesar do frio nas primeiras horas do dia, a previsão indica tempo estável nesta segunda e na terça-feira (20), com predomínio de sol e sem expectativa de chuva significativa na maior parte do Paraná.
Durante as tardes, a tendência é de elevação das temperaturas, principalmente nas regiões Oeste, Norte e Norte Pioneiro.
Nesta segunda-feira, as máximas podem se aproximar dos 25°C. Na terça, o aquecimento deve ser ainda maior em parte do estado, com temperaturas que podem alcançar 27°C na metade norte paranaense.
Previsão indica retorno da chuva na quarta-feira
A estabilidade atmosférica deve começar a perder força na madrugada de quarta-feira (21). A previsão aponta a formação de um sistema de baixa pressão nas proximidades do Paraguai, condição que pode favorecer o desenvolvimento de áreas de instabilidade.
Ao longo dos dias seguintes, a chuva deve avançar gradualmente pelo território paranaense, com possibilidade de tempestades até sexta-feira (23).
A mudança exige atenção dos moradores, especialmente diante da possibilidade de chuva intensa e outros fenômenos associados às tempestades. A orientação é acompanhar as atualizações dos órgãos meteorológicos e os eventuais alertas emitidos para cada região.
Acompanhe o Portal CR3 Notícias para conferir as atualizações da previsão do tempo em Campo Mourão, região Centro-Oeste e demais municípios do Paraná.
