BISPO QUE ATUOU EM CAMPO MOURÃO É ACUSADO DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL

Dom Mauro Aparecido dos Santos, que foi o terceiro bispo da Diocese de Campo Mourão entre 1999 e 2007 e faleceu em 2021 em decorrência da covid-19


Bispo Dom Mauro Aparecido dos Santos

Polícia Civil, por meio da Operação "Lobo em Pele de Cordeiro", prendeu temporariamente o padre Genivaldo Oliveira dos Santos, de 41 anos, em Cascavel (PR). Ele é alvo de investigação por crimes sexuais, incluindo entre três e quatro casos de estupro de vulnerável. As diligências estão sendo conduzidas pelo Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes), sob coordenação da delegada Thaís Zanatta.

Além disso, a investigação envolve o ex-arcebispo de Cascavel (PR), Dom Mauro Aparecido dos Santos, que foi o terceiro bispo da Diocese de Campo Mourão entre 1999 e 2007 e faleceu em 2021 em decorrência da covid-19, acusado de abusar sexualmente de ao menos duas pessoas durante seu período como bispo. Uma das vítimas seria uma criança de três anos e outra um jovem seminarista.A

AS INVESTIGAÇÕES

As investigações se baseiam em um relatório da Polícia Militar enviado à delegacia, que desencadeou os procedimentos formais investigativos. Entre os fatos apurados, figuram denúncias que remontam ao ano de 2008, com relatos de eventuais acordos internos firmados sob coação, envolvendo as vítimas.

Um documento de 2011, assinado por um seminarista, aponta que Dom Mauro teria tido conhecimento prévio de uma tentativa de abuso supostamente cometida pelo padre Genivaldo, mas não teria comunicado às autoridades, o documento está sendo usado como prova no inquérito.

PAPEL DA IGREJA CATÓLICA

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, ressaltou que a investigação também avaliará o papel da Igreja Católica na época dos supostos abusos e após a morte do ex-arcebispo, questionando a ausência de providências formais desde que as primeiras denúncias teriam surgido.

Até o momento, além do padre Genivaldo, nenhuma outra liderança religiosa foi implicada diretamente, mas a Polícia não descarta novas revelações conforme o andamento das apurações.

Com informações: Tribuna do Interior 

Comentários

MAIS LIDAS DA SEMANA:

MÃE MATA FILHO DE 10 ANOS A TIROS E SE SUICIDA EM SEGUIDA NO PARANÁ

VAN DE RONCADOR SE ENVOLVE EM ACIDENTE NA PR-487 NA NOITE DESTE DOMINGO

IRMÃOS MORREM EM GRAVE ACIDENTE NA PR-463

FILHO TENTA SALVAR MÃE IDOSA E AMBOS MORREM EM INCÊNDIO NO PARANÁ

“FOI POR POUCO”: ADILSON FLOR REVELA DETALHES DO RESGATE DRAMÁTICO EM IRETAMA