PORTARIA DE BOLSONARO E MORO IMPEDE LULA DE RECEBER NICOLÁS MADURO NA POSSE - #CR3 | CentralR3




PORTARIA DE BOLSONARO E MORO IMPEDE LULA DE RECEBER NICOLÁS MADURO NA POSSE



Uma portaria interministerial, assinada em 2019 pelos então ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores), impedirá o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de entrar no Brasil para participar da cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), evento que contará com a presença de representantes de países como EUA, Argentina e Alemanha. 


No documento, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma que o ingresso de altos funcionários do regime venezuelano no Brasil contraria a Constituição Federal. Para que Lula possa receber Maduro dia 1º de janeiro, o atual governo deve revogar a portaria conjunta - medida que interlocutores petistas dizem considerar improvável. 


Alguma das motivações para a elaboração do texto foram declarações das reuniões do Grupo de Lima de 4 de janeiro de 2019 e de 25 de fevereiro de 2019. A entidade reúne representantes diplomáticas de 14 países das Américas, como o objetivo de buscar soluções para a crise política e econômica no país vizinho. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário