FESTA DOS 35 ANOS DE LUIZIANA TERÁ BOI NA BRASA - #CR3 | CentralR3




FESTA DOS 35 ANOS DE LUIZIANA TERÁ BOI NA BRASA



O prato típico de Luiziana, boi na brasa, voltará a ser servido. Desta vez, na festa que marcará os 35 anos do Município. A comissão organizadora da festa já foi nomeada pelo prefeito Wilson Tureck. 


Sobre o boi na brasa:


Tudo começou quando o Senhor Elon Soares Silva, funcionário publico municipal, resolveu fazer um churrasco diferente, tentando rechear uma costela, por já ter visto outras carnes sendo recheadas, daí então surgiu a idéia de rechear uma costela ripa, fazendo em sua casa para os amigos degustarem, e ao final todos aprovaram a costela recheada.


No ano seguinte em 2003, aconteceria a festa do Município de Luiziana, então a pedidos dos amigos Elon Soares Silva, montou uma barraca na festa, e serviu durante os cinco dias da festa comidas variadas todas as noites, e no domingo serviu a costela recheada, que foi vendida antecipadamente, e foi um sucesso. A partir deste ano Elon Soares Silva continuou fazendo a costela em festas casuais.


Quando surgiu a idéia de fazer um prato típico em Luiziana, articulado pela ADELUZ ? Agencia de Desenvolvimento de Luiziana, começou assim a corrida para degustações de vários pratos com carnes variadas, e em várias pesquisas realizadas, a de porco e boi foram as mais pedidas, pois na nossa região temos um grande plantel suíno e bovino. Várias pessoas também se dispuseram a apresentar seus pratos, e até então não chegaram ao resultado final. O prato foi lançado oficialmente num Jantar que o Senhor Elon realiza todos os anos após o entrega de Certificados de Dispensa de Corporação (CDI) do serviço militar. E como ele havia prometido ao 1º tenente Augusto que na época era o delegado da 18ª Delegacia de Serviço Militar de Campo Mourão, que serviria uma costela recheada para ele e sua comitiva, e entre os convidados estava o prefeito municipal Senhor José Cláudio Pol. Então foi servido aos convidados a costela recheada. A festa seguia normalmente quando o prefeito se levantou pediu para baixarem o som, e anunciou oficialmente: "O nosso prato típico vai ser este", e todos presentes aprovaram a escolha. No dia seguinte começou a corrida para escolha do nome do prato e com varias enquetes chegou-se ao nome de BOI NA BRASA.


A "Festa do Boi na Brasa" é realizada todos os anos no mês de setembro durante as comemorações do Aniversário do Município.


Ingredientes para uma costela / 15 pessoas


  1. 10 kilos de costela ripa
  2. 01 kilo de linguiça toscana
  3. 300 gramas de cenoura
  4. 300 gramas de tomate
  5. 300 gramas cebola 300
  6. 01(um) pimentão vermelho
  7. 01 (um) pimentão amarelo
  8. 01 (uma) pimenta dedo de moça
  9. 01 (um) maço de salsinha
  10. 500 gramas de bacon


MODO DE PREPARO:


Abrir a costela no dia anterior, colocar no tempero (água, sal, shoyo, tomate, alho, pimenta e cebola). Cortar todos os legumes em cubos pequenos, cozinhar a cenoura ate ficar tenra não totalmente cozida, fritar o bacon , retirar a pele da lingüiça em seguida misturar tudo e embutir na costela, colocar no espeto e assar por 5 horas, após retirar os ossos e servir.

Acompanhamento:

  1. arroz branco
  2. maionese
  3. saladas verdes - variadas
  4. repolho com abacaxi


Nenhum comentário:

Postar um comentário