Aniversário: Roncador completa 57 Anos de Emancipação Política nesta segunda - #CR3 | CentralR3




Aniversário: Roncador completa 57 Anos de Emancipação Política nesta segunda

Hoje, segunda-feira, dia 05 de novembro, é feriado no Município de Roncador. Sem nenhum atrativo que mereça destaque, quase sem se quer ser lembrado, nesta data, Roncador comemora o seu 57º aniversário de emancipação política.


Origem Histórica de Roncador: 

Com território desmembrado de Campo Mourão, a instalação do município deu-se em 05 de novembro de 1961.

A colonização regional teve início em meados de 1920, quando chegaram as famílias pioneiras de João Mariano e Jorge Rodrigues. No dia 20 de maio de 1927 chegou Manoel Mendes dos Santos, que trouxe seus irmãos e seus pais. Em 1933 chegou a família Kovalek e em 1937 a família Vogivoda.

Em seguida registrou-se a afluência de inúmeras famílias de origem eslava na localidade. Nesta época verificou-se grande impulso no lugar. O primeiro comerciante a estabelecer-se foi Casimiro Maibuk, em 1936, no ano seguinte foi a vez de Alípio Portugal, o que efetivamente favoreceu os moradores da localidade.

Em 1960, através da Lei nº 4.245 de 25 de julho, com território desmembrado de Campo Mourão, Roncador foi elevado à categoria de Município e através do Decreto nº 31.473 de 18 de agosto de 1960, por ato do então governador Moisés Lupion, o senhor João Otales Mendes foi nomeado o Primeiro Prefeito Municipal.

A primeira eleição municipal aconteceu no dia 8 de outubro de 1961, cujo resultado apontou o senhor Eleutério Galdino de Andrade como primeiro prefeito eleito.

A denominação de Roncador foi dada pela Comissão Exploradora do trecho Guarapuava – Campo Mourão, na década de vinte, ao local onde acamparam nas proximidades de um rio por causa do ronco produzido pelo volumoso curso d'água, em dia de grande chuva.