Maurílio Viana conhece e se encanta com a estrutura da Guarda Mirim de Arapongas - #CR3 | CentralR3




Maurílio Viana conhece e se encanta com a estrutura da Guarda Mirim de Arapongas


Recentemente o advogado trabalhista e pré-candidato a deputado federal pelo Partido Progressistas – PP, Maurílio Viana esteve, a convite do ex-vereador e atual primeiro suplente, Milton Aparecido Xavier, o Toxinha como é carinhosamente conhecido por todos, visitando e conhecendo o funcionamento da Guarda Mirim de Arapongas.

Com a missão de incluir, proteger e resgatar adolescentes, preferencialmente aqueles em situação de risco e vulnerabilidade social, buscando o fortalecimento familiar e comunitário. Promovendo a autonomia e cidadania plena. A Guarda Mirim da cidade de Arapongas tem como principal objetivo de ser reconhecida como instituição que busca desenvolver as competências e habilidades dos atendidos, visando a melhoria contínua na formação pessoal  e qualificação profissional.


“Hoje a Guarda Mirim de Arapongas atende cerca de 600 jovens araponguenses. Parabenizamos os trabalhos desenvolvidos pelo presidente Douglas Pedroso Lima, pelo coordenador Nilson Ribeiro da Silva e toda a equipe, famílias e jovens que são assistidos pela Guarda Mirim de Arapongas”, ressalta Maurílio Viana ao mencionar que entidades como a Guarda Mirim merece a total atenção e apoio dos políticos e da classe empresarial.
A visita também foi acompanhada pelo contador e 1º Secretário da Guarda Mirim, Edgard Gomes Filho e pelo publicitário Robson Antonio Bueno.

HISTÓRIA
Desde 1968 em Arapongas a Guarda Mirim, possuía regime paramilitar, ou seja, os adolescentes que aqui chegavam, tinham que usar fardas (uniformes da Guarda Mirim composto de Coturno, calça de brim  e camisa). A partir do ano 2000 a Guarda Mirim passou por uma grande transformação por motivo da Lei da aprendizagem 10.097/2000 que permite ao adolescente trabalhar desde que sejam acompanhados por uma entidade habilitada, garantindo ao adolescente todo amparo legal, ou seja, ingressar no mercado de trabalho mediante frequência escolar e freqüência na entidade em curso de aprendizagem. Desta forma, a Guarda Mirim abandona seu regime paramilitar e começa a se moldar no regime da aprendizagem até os dias atuais.