Iretama: Cerca de 120 famílias estão acampadas às margens da BR-487 - #CR3 | CentralR3




Iretama: Cerca de 120 famílias estão acampadas às margens da BR-487



As margens da Rodovia BR-487, na localidade do “Rio Tormentinho”, em Iretama, está instalado o Acampamento 28 de Abril. Segundo um dos coordenadores, o acampamento é ligado ao MST – Movimento Sem Terra do Estado do Paraná. No local já estão acampadas cerca de 120 famílias, em sua maioria do município de Iretama, mas é previsto a chegada de mais 100 novas famílias, vindas de diversas regiões.

De acordo com o Coordenador João Batista (foto ao lado), estão aguardando a visita de uma comissão do INCRA Regional do Paraná, para que possam realizar a vistoria em algumas áreas, visando à instalação de procedimento de Desapropriação para Reforma Agrária.

O Município de Iretama tem uma tradição na instalação de Assentamentos. Hoje são 07, sendo 03 tradicionais e 04 Assentamentos do Banco da Terra, e em nenhum houve confrontos e invasões, sempre com diálogo e respeito às normas.

O Coordenador disse da necessidade de auxilio dos órgãos públicos, pois as famílias estão sendo instaladas e necessitam da ajuda e auxilio para alimentação, medicamentos e acesso aos serviços de saúde e educação. Uma comitiva deslocou-se até a Prefeitura para solicitar auxilio, onde a Secretaria de Ação Social deverá realizar um levantamento visando o atendimento das demandas.

João Batista pede apoio da comunidade no sentido de ajudar na integração com os órgãos públicos visando agilizar o procedimento para desapropriação, já que no município existem algumas áreas improdutivas e ainda faz menção que é de conhecimento que a instalação de novos assentamentos vai gerar emprego e renda ao município.