Altamira do Paraná, Campo Mourão, Mamborê e Roncador em estado de alerta para epidemia de dengue - #CR3 | CentralR3




Altamira do Paraná, Campo Mourão, Mamborê e Roncador em estado de alerta para epidemia de dengue


Um levantamento feio pela Secretaria Estadual da Saúde mostrou que 75 cidades do Paraná estão em estado de alerta para epidemias de dengue, de acordo com o índice de infestação do mosquito transmissor. Os dados foram apresentados após o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) referente ao mês de novembro realizado por 303 municípios.

Da região, Altamira do Paraná, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Iretama, Mamborê e Roncador aparecem na lista das cidades que estão em alerta para epidemias.

O LIRAa - É um cálculo que compara a quantidade de imóveis visitados pelos agentes de saúde com a quantidade de focos com larvas do mosquito encontrados nessas visitas. O resultado abaixo de 1%é considerado fora de perigo (menos de uma casa infestada para cada 100 pesquisadas), de 1 a 3,9% é estado de alerta (de uma a três casas infestadas para cada 100 pesquisadas), e acima de 4% há risco de surto e demanda ações emergenciais (quatro ou mais casas infestadas para cada 100 pesquisadas).

O alerta fica para a população, que precisa colaborar e muito para combater o mosquito transmissor.