Seis partidos tem nomes que poderão disputar a prefeitura de Iretama em 2016 - #CR3 | CentralR3




Seis partidos tem nomes que poderão disputar a prefeitura de Iretama em 2016


A atual fase é de articulações políticas e em Iretama não é diferente. O cenário político na cidade está tendo uma intensa movimentação nos últimos dias, principalmente depois dos boatos sobre uma enquete interna realizada por um dos grupos interessados na disputa.

Vejam bem... Em Iretama, são 14 partidos organizados, como podemos acompanhar na tabela abaixo:

SIGLA
PARTIDO
PRESIDENTE
10
PRB
Dr. Carlos Garcia
11
PP
Ricardo Junior
12
PDT
Same Saab
13
PT
Valmir Souza
14
PTB
Rafael Campoe
15
PMDB
Wilson Mamus
17
PSL
Jaime Campoe
20
PSC
Marcos Borges
23
PPS
Eurivelton Siqueira
25
DEM
Veriano Nery
31
PHS
Gesulino Duarte
40
PSB
Vanderlei Silva
45
PSDB
Marinaldo Flor
55
PSD
Aparecido Silva

No poder legislativo houve um "troca-troca danado" para aproveitar a janela aberta para que os vereadores pudessem trocar de partido, como podemos notar:

VEREADOR
ELEITO
ATUAL
BORINO DA RÁDIO
PRB
PRB
MARINALDO FLOR
PSDB
PSDB
HULK
PSDB
PSDB
DIGÃO
PMDB
PMDB
ROBERVAL NERY
PPS
FOI PARA SDD – RETORNOU AO PPS
DANIEL PISTOLA
PSD
PSC
WILSON PEPINO
PDT
PSC
ZÉ TIGRÃO
PDT
PSDB
PEDRO SPEDO
PSL
PSC

O PDT foi o que mais perdeu, pois ficou sem representação na Câmara Municipal. Já o PSDB e o PSC foram os partidos que mais ganharam, ficando com 3 cadeiras cada. Uma cadeira ficou para o PRB, uma para PPS e outra para o PMDB.

Com todas as mudanças, os partidos políticos seguem em fase de ampla discussão, com reuniões e debates visando uma composição para a disputa eleitoral deste ano.

De acordo com informações passadas ao blog, aconteceu recentemente uma reunião suprapartidária e após este encontro, os partidos começaram a ensaiar algumas composições.

São seis pré-candidatos em Iretama, sendo o ex-prefeito Toinzé (PMDB), o também ex-prefeito Veriano (DEM), o ex-vereador Wilson Bratak (PP), o vereador Marinaldo Flor (PSDB), Eurivelton (PPS) e a atual prefeita, Filó Saab (PDT).  

Ainda de acordo com as informações, neste cenário o PMDB e o PDT estariam isolados. O PPS estaria lutando para articular uma candidatura própria. O PP, liderado pelo candidato derrotado em  2012, Wilson Bratak, teria o apoio de outros dois partidos e existe ainda um grupão formado pelo PRB, PSL, PTB, PSDB, PSC, PSB, PT e DEM, que dá sinais de não apoiar o ex-prefeito Toinzé e parece não estar contente com a forma de condução da atual Administração e vem dialogando com as lideranças do PP, PHS e PSD, visando uma composição e parece que a conversa está bem próxima de um acordo para a formação de uma frente para evitar a reeleição da Filó Saab e o retorno de Toinzé, que é bom lembrar, depende de uma Liminar da Justiça para uma possível candidatura.

Diante de todas essas informações, vamos esperar pra ver o que vai acontecer até as eleições municipais...