Manoel Ribas: Polêmica na eleição para escolha dos conselheiros tutelares - #CR3 | CentralR3




Manoel Ribas: Polêmica na eleição para escolha dos conselheiros tutelares


Neste domingo (06), em Manoel Ribas, era para acontecer a eleição para escolha dos conselheiros tutelares, normal como todas as outras, mas foi marcada pela polarização política e pelo engajamento do eleitorado, que acabou refletindo no resultado final demonstrado nas urnas.

Tudo isso, talvez pelas eleições municipais que serão realizadas no próximo ano (2020), querendo os grupos, elegerem seus conselheiros como força de voto. Parece que cada político influente, acabou colocando determinados candidatos “debaixo dos braços” e carregado!

Outro fator, como o voto é facultativo, foi o esforço para “buscar” os votos dos índios. O que se notou no domingo, foram os ônibus lotados, fazendo o transporte dos indígenas da aldeia até o local de votação.

De acordo com informações extraoficiais, haveria um termo ajustado entre os candidatos, que proibia esse tipo de transporte. Ainda de acordo com informações, esses votantes estariam sendo incentivados a votar em determinados candidatos concorrentes ao cargo, atividade proibida.

O processo eleitoral é realizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com supervisão do MPPR e apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TER-PR).