Iretama: “Toinzé” estaria inelegível para disputar a prefeitura em 2020? - #CR3 | CentralR3




Iretama: “Toinzé” estaria inelegível para disputar a prefeitura em 2020?


As eleições municipais de 2020 e os possíveis “prefeitáveis” é o assunto do momento em Iretama. Vários nomes que podem disputar o cargo de prefeito estão sendo ventilados, alguns deles já conhecidos e outros, disputarão a prefeitura pela primeira vez.

Um dos nomes que tem sido cogitado é do ex-prefeito de Iretama, senhor Antônio Quesada Piazzalunga (Toinzé), mas que enfrenta problemas com a Justiça e assim, pode estar inelegível e impossibilitado para a disputa.

É que ele [Toinzé] responde uma ação de improbidade administrativa, onde em sentença, a Justiça julgou procedente os pedidos formulados pelo Ministério Público e reconheceu a prática dos atos que causaram prejuízo ao erário e atentaram contra os princípios da administração pública.

De acordo com a denúncia, “Toinzé”, enquanto prefeito, teria realizado contrato particular de comodato e cessão de uso com a COAVRCAN – Cooperativa dos Agricultores Familiares Vale do Rio Cantu, envolvendo bens públicos móveis e imóveis, sem lei que autorizasse tal procedimento, bem como não existiu nenhum processo licitatório que autorizasse a celebração do contrato.

A defesa do ex-prefeito tentou recorrer, mas em acórdão, os Desembargadores da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, por unanimidade de votos, acordaram em julgar pelo não provimento do recurso do recurso.

A defesa tentou ainda um recurso especial, que também foi rejeitado, mantendo assim, a suspensão dos direitos políticos de Antônio José Quesada Piazzalunga por (cinco) anos.

Além do mais, "Toinzé" consta na lista de inelegíveis do Tribunal de Contas da União devido a irregularidades nas obras da construção do Shopping do Produtor e da usina empacotadora de leite.