Encontro na Comcam discute estratégias de desenvolvimento econômico nos municípios - #CR3 | CentralR3




Encontro na Comcam discute estratégias de desenvolvimento econômico nos municípios

Assessoria Comcam

A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), em parceria como Sebrae promoveu na manhã desta quarta-feira (24), o “Seminário Territorial”. O objetivo foi discutir ações para a melhoria do ambiente de negócios e desenvolvimento econômico nos pequenos municípios. O encontro reuniu prefeitos, secretários municipais, além de vereadores da região.

Na ocasião, o ex-prefeito do município de Três Rios (RJ), Vinícius Farah, apresentou uma palestra trazendo experiências que deram certo durante sua administração aos gestores da região. Enquanto prefeito de Três Rios, o município foi eleito por duas vezes “Cidade Empreendedora do Brasil”.


A exemplo, Farah destacou que as parcerias das prefeituras com entidades para a busca do desenvolvimento econômico são essenciais para o crescimento dos municípios. “Diante das dificuldades que se apresentam neste novo momento do País é fundamental construir parcerias com entidades que no fundo desenvolvem o mesmo papel de um agente público  que é melhorar a vida das pessoas”, falou.
Ele explicou ainda que entre os diferenciais de uma gestão pública está a preocupação do prefeito em formar uma equipe técnica. “Um prefeito sem uma boa equipe não faz nada, por isso é importante escolher pessoas capacitadas e preparadas para a gestão”, comentou. Entre outros pontos citou ainda a importância de o prefeito buscar valorizar empresas e microempresas de seu município com a criação de políticas públicas com foco no desenvolvimento econômico. “É preciso que os prefeitos enxerguem a necessidade de implantar uma forte política de desburocratização, que talvez seja hoje o principal gargalo para o desenvolvimento econômico das nossas cidades e do nosso País”, ressaltou.

A presidente da Comcam, Angela Kraus (PSDB), prefeita de Farol, destacou que o evento foi importante para a transmissão de informações aos prefeitos. 

“Recebemos vários exemplos e orientações de como utilizar estratégias e meios para que possamos arrecadar melhor no nosso município aumentando o desenvolvimento econômico. E o Sebrae tem um papel muito importante  neste processo já que tem a capacidade de oferecer bastante conhecimento a equipe técnica do município”, destacou.

Angela acrescentou que as parcerias são de suma importância no processo de desenvolvimento econômico dos municípios. Ela citou como exemplo a sua cidade, Farol, que este ano firmou várias parcerias para potencializar o desenvolvimento da cidade. “Agora cabe a nós prefeitos colocar em prática este exemplos para que possamos colher os resultados”, afirmou.

O seminário visou também preparar os municípios para os trabalhos do Comitê Territorial, cuja formação deve ocorrer até agosto deste ano. A ideia é que os comitês tenham suas ações focadas em seis temáticas, que incluem a educação empreendedora, compras públicas, crédito, inovação e tecnologia, associativismo, simplificação e desburocratização.

PREFEITOS NO ENCONTRO

Participaram do encontro os prefeitos: Angela Kraus (Farol, presidente da Comcam); Wenderson dos Santos (Boa Esperança); Wilson Carlos de Assis (Iretama); João Claudio Romero (Quinta do Sol); Marília Gonçalves (Roncador); e o anfitrião, Tauillo Tezelli.